AJUSTAMENTO AO ENSINO SUPERIOR E TRAJETÓRIAS DE EMPREGABILIDADE
EM ESTUDANTES DOS CURSOS
TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS CTeSP
out 2022
24 meses
8 investigadores
As instituições de ensino superior (IES) lidam com um conjunto de preocupações, entre as quais podemos destacar os níveis de ajustamento ao curso e a empregabilidade dos seus diplomados. Observa-se um esforço crescente para tornar os currículos mais adequados às mudanças que vão ocorrendo no mercado de trabalho, sobretudo nos cursos de cariz profissionalizante. A qualidade da formação (onde se inclui o estágio), parece explicar os níveis de empregabilidade dos estudantes e, nesse sentido, a qualidade da transição para o mercado de trabalho, ou para o prosseguimento dos estudos. Neste âmbito, existe evidência de que os recursos e a agência da carreira explicam o ajustamento aos contextos de aprendizagem e o sucesso na carreira. Temos assim como objetivo geral analisar as trajetórias de empregabilidade dos alunos dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais.
OBJETIVOS
1. Analisar o efeito das variáveis da agência individual (ex. empregabilidade percebida, exploração, objetivos de carreira) no ajustamento ao ensino superior e na satisfação com o curso, em três momentos do ciclo de formação;
2. Analisar o efeito das experiências de estágio e da sua qualidade (preparação, acompanhamento e avaliação) nas variáveis da agência individual e nos comportamentos adaptativos de carreira (exploração, procura de emprego);
3. Estabelecer perfis (person-centred approach), no conjunto dos estudantes dos CTESP;
4. Fundamentar a intervenção de carreira e o apoio psicopedagógica a levar a cabo junto destes alunos e respetivos contextos de aprendizagem.
PARTICIPANTES
-
Estudantes do 1.º e 2.º anos dos cursos CTeSP da Universidade do Algarve, do Instituto Politécnico de Beja e do Instituto Politécnico de Portalegre.
EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO
OBJETIVOS